Guia de Segurança

Guia de Segurança

Os bancos brasileiros investem anualmente bilhões de reais em sistemas de segurança física e eletrônica para garantir a tranquilidade de seus clientes e colaboradores. Também atuam em estreita parceria com governos, polícia e com o Poder Judiciário, para combater os crimes e propor novos padrões de proteção.

Entretanto, os próprios usuários devem ficar atentos e adotar, sempre que possível, medidas de segurança. São procedimentos simples, mas que garantem sua tranquilidade, seja na hora de acessar o internet banking, de realizar uma operação pelo telefone ou pelo celular ou, ainda, de realizar uma transação no guichê de uma agência ou num caixa eletrônica.

Segurança no uso da Internet

Para realizar transações financeiras e obter informações por computador via Internet, os clientes devem conhecer os riscos a que podem estar sujeitos e quais as medidas preventivas que devem adotar para evitá-los. As recomendações aos clientes com essa finalidade são as seguintes:

Mantenha antivírus atualizados instalados no computador que utilizar para ter acesso aos serviços bancários.

Troque a sua senha de acesso ao banco na Internet periodicamente.

Só utilize equipamento efetivamente confiável. Não realize operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas antivírus atualizados nem em equipamento que não conheça. Existem programas – denominados Cavalos de Tróia – utilizados por fraudadores para capturar as informações do cliente quando digitadas no computador.

Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, Cavalos de Tróia e outras aplicações prejudiciais, que ficam ocultas para o usuário e permitem a ação de fraudadores sobre sua conta, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado.

Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.

Cuidado com e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, especialmente se tiverem arquivos “atachados” (anexados). Correspondências eletrônicas também podem trazer programas desconhecidos que oferecem diversos tipos de riscos à segurança do usuário. É mais seguro “deletar” os e-mails não solicitados e que você não tenha absoluta certeza que procedem de fonte confiável. Tome cuidado especialmente com arquivos e endereços obtidos em salas de bate-papo (chats). Alguns desses chats são frequentados por hackers .

Evite sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.

Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança.

Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, você pode certificar-se que está no site desejado, seja do banco ou outro qualquer, “clicando” sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site, concedido por um certificador internacional, aparecerá na tela, confirmando sua autenticidade, juntamente com informações sobre o nível de criptografia utilizada naquela área pelo responsável pelo site (SSL). Não insira novos certificadores no browser (programa de navegação), a menos que conheça todas as implicações decorrentes desse procedimento.

Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.

Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que executou, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor forma de segurança.

Em caso de dúvida, procure por seu banco e pergunte que medidas de proteção estão sendo tomadas quanto à segurança das transações on-line.

Os meios de comunicação estão permanentemente divulgando dicas de segurança aos usuários da Internet. Mantenha-se atento.

Fonte: FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos

Links Relacionados

Para saber mais sobre segurança, acesse os links abaixo.

Febraban

Cartilha Cert

Política de Privacidade

O Banco Tricury S/A em respeito à privacidade e à segurança de seus clientes e dos visitantes do seu site, apresenta a sua “Política de Privacidade”, e aconselha àqueles que não concordarem com os termos abaixo estabelecidos, que não mais acessem o seu site.

As informações solicitadas dos clientes e usuários ficarão armazenadas no Sistema de Informações do Banco Tricury para instruir eventuais estatísticas e de relacionamento, e serão utilizadas por pessoal autorizado e qualificado para desempenhar as funções inerentes a contatos e realização de negócios via Internet. As informações pessoais dos clientes e visitantes serão coletadas e guardadas de acordo com padrões rígidos de confidencialidade e segurança e não serão repassadas a terceiros, exceto se expressamente autorizado pelo cliente ou por força de lei.

O Banco Tricury não se responsabiliza por eventuais danos e problemas decorrentes da demora, interrupção ou bloqueio nas transmissões de dados ocorridos na Internet.

As informações contidas no site estão protegidas pelas leis e normas que regulamentam os direitos autorais, marcas registradas e patentes, assim como todos os textos, imagens, sons e/ou aplicativos exibidos, não sendo permitidas modificações, reproduções, armazenamentos, transmissões, cópias, distribuições ou quaisquer outras formas de utilização para fins comerciais sem a anuência do Banco Tricury.

A Política de Privacidade, ora estabelecida poderá ser modificada a qualquer tempo, sempre que o Banco Tricury julgar necessário, sendo importante que os clientes e visitantes procedam sua periódica verificação.

Ao utilizar o site, o cliente/visitante estará aceitando automaticamente todas as práticas descritas nesta Política de Privacidade.